O governador Beto Richa (PSDB) demitiu Wagner Mesquita do cargo de secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária na manhã desta sexta-feira (2). O comando da Polícia Militar (PM) do Paraná demonstrava interesse na exoneração de Mesquita.
Recentemente, a Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Paraná (ASSOFEPAR) enviou uma carta ao governador na qual afirmava que “várias entidades de militares estaduais e até mesmo de outras classes policiais entendem que o secretário não tem mais respaldo junto aos efetivos das unidades vinculadas à SESP [Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária], sendo inevitável sua substituição”. Segundo a carta, todos se sentiriam “valorizados e motivados para o serviço desenvolvido com um secretário de segurança que seja sensível às demandas das áreas respectivas”.
Richa tomou a decisão de demitir Mesquita quando o corpo de um jovem assassinado demorou mais de 14 horas para ser retirado do asfalto e encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML). À imprensa, o governador declarou não tolerar este tipo de situação e afirmou que a Sesp tem dinheiro e viaturas.
(Com informações da Paiquerê)