Imagem do anúncio

Nostalgia: Relembre programas do SBT anos 90 e 2000 que incomodaram a Globo

Veja programas do SBT que bombaram nos anos 90 e 2000 deixando a Globo em segundo lugar.

Ana Elize
Programa Livre deve voltar na programação do SBT.Serginho Groisman.

Para quem não sabe, os anos 90 até o inicio dos anos 2000, foi basicamente do SBT que tinha 21% de participação de audiência. Inclusive, o faturamento do canal de Silvio Santos chegou a 140 milhões de dólares. Mas, o que a emissora não esperava era que o Plano Collor fosse afetar drasticamente lhe causando grande prejuízo.

Porém, o canal conseguiu dar a volta por cima e até mesmo desbancar a Globo. Vale lembrar que, a emissora carioca sempre se via sempre em primeiro lugar e não contava com programas como Domingo Legal, Programa Livre e o maior recordista até agora, Casa dos Artista rendesse alta audiência para o SBT. No entanto, relembre programas que incomodaram a Globo e tiveram recorde de audiência na emissora dos Abravanel.

Programa Livre com Serginho Groisman (1991-1999)

Serginho Groisman ficou no SBT até 1999. Imagem: Web.

Antes de se tornar o apresentador do Altas Horas, Serginho Groisman fez muito sucesso no SBT. Inclusive, o mesmo modelo de programa que ele apresenta na Globo, apresentava no canal de Silvio Santos nos anos 90. Vale lembrara que, o Programa Livre sua estreia em 1991 e com Serginho ficou até em 1999.

Logo depois da saída do apresentador que estava indo para a Globo, o programa passou por diversos apresentadores como: Otávio Mesquita (1999), Ney Gonçalves (1999), Márcia Goldschmdit (1999), Lu Barsotti (1999), Christina Rocha (1999) e Babi Xavier (2000-2001). Porém, depois de Serginho o SBT não conseguiu continuar com a atração devido a baixa audiência.

- Continua após o anúncio -

Por fim, o SBT quer voltar com a atração e já estão tomando devidas providências, inclusive os pilotos foram gravados com Murilo Couto, Benjamin Back, Otaviano Costa , Yudi Tamashiro e Tiago Abravanel. Porém, o mais cotado até agora estão entre o marido de Flávia Alessandra e ex-contratado do SBT, Yudi Tamashiro.

Disney Club (TV Cruj) 1997

Disney Club ou Cruj, foi sucesso nas tardes do SBT. Imagem: Web.

No ano de 1997, o SBT colocava em sua grade um dos maiores sucessos da emissora, o Disney Club (TV Cruj). No entanto, o programa infanto-juvenil incomodou muito a Globo, até porque a atração se passava ás 19h00, enquanto isso as outras emissoras estavam exibindo telejornais. Com isso, a atração alcançava 19 pontos de média para o SBT.

Além disso, foram mais de 100 crianças que fizeram teste para atração. Vale lembrar que, quase todas já tinham uma certa experiência com a televisão. Inclusive, a ideia da Disney era contratar duas meninas e dois meninos para apresentar a atração. Mas em sua estreia o Disney Club contou com três meninos, Caju (Diego Ramiro), Leonardo Monteiro (Guilé) e o Caíque Benigno (Macarrão). Porém mais tarde, Jussara Marques (Maluca) integrou o elenco.

Contudo, o comitê revolucionários ultra jovem estouraram na emissora, lançando até mesmo um CD, o CRUJ, a pedido da própria Disney em 1998. Ainda mais, o público podia enviar cartas para o programa. Além das cartas, eles faziam também com que o público ganhassem prêmios.

Por fim, com grandes desenhos da Disney e muitas brincadeiras na grade, o programa só aumentava na audiência. Vale ressaltar, que o programa teve a direção de Cao Hamburger, o mesmo do Castelo Rá-tim-bum. Enfim, Disney Club que depois mudou para Disney Cruj, ficou no ar até 2003.

Com Casa dos Artistas SBT bateu recorde em audiência (2001-2004)

Casa dos Artista incomodou tanto que a Globo abriu um processo contra emissora por plágio. Imagem: Web.

Com toda certeza, o recordista de audiência do SBT, foi Casa do Artistas, que era o reality da emissora. Exibido pelo canal de Silvio Santos, com a apresentação do próprio, Casa dos Artistas incomodou muito a Globo, chegando a ultrapassar o Fantástico e quase passando a trama de Glória Perez, O Clone (2001). Na primeira edição, a estreia começou com 33 pontos de média e na reta final o reality atingiu 47 pontos, com picos de 55, se mantendo na liderança isolada.

No entanto, na segunda temporada, o reality já começou a estreia com 42 pontos, chegando a ficar 55 de pico. Inclusive, no mesmo horário a Globo estava com 23 pontos de média. Ainda mais, o programa apresentado por Silvio Santos, ganhava do Fantástico e até mesmo do Big Brother Brasil. Além disso, na grande final o programa ficou 40 pontos e 50 de pico.

Enfim, a terceira edição não teve liderança de audiência, mas começou com 30 pontos de média. No mesmo horário, a Globo batia 32 pontos. Mas na grande final o reality voltou a incomodar a concorrente batendo 33 pontos de média com 43 de pico. Com o tempo passando, o programa foi saindo da graça do público, tendo sua última temporada com 18 pontos de média e terminando com 14 pontos e 17 de pico.

Domingo Legal com Gugu Liberato (1993-2009)

Domingo Legal com Gugu Liberato virou líder em audiência, deixando Domingão do Faustão na segunda colocação. Imagem: Youtube.

Com estreia em 1993, o SBT marcava uma geração com o programa Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato (1959-2019). Vale lembrar que, atualmente quem está a frente do programa é o apresentador Celso Portiolli, que assumiu em 2009, após a saída de Gugu do SBT.

Mas voltando ao assunto, foi a partir de 1996 que o programa começou a abater de frente com a Globo. Inclusive, foi neste mesmo ano que com a cobertura do acidente da banda Mamonas Assassinas o programa se consolidou pela primeira vez. Durante o de 1997 até 2001, Domingo Legal superava os pontos de Fausto Silva, com médias para cima de 30 pontos.

Mas, no mês de maio de 2001, quando o ator Jean-Claude Van Daime esteve na atração dominical, a audiência do SBT fez um feito histórico, registrando 44 pontos de média. Em 2002, o programa vencia o Fantástico com 39 pontos de média, enquanto a atração global batia 20 pontos.

Compartilhe
Sair da versão mobile