Sérgio Moro quer acabar com foro privilegiado

Redação

O juiz federal Sérgio Moro participa na manhã desta quinta-feira (04) de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, defendendo o fim do foro privilegiado para as autoridades, garantindo assim um julgamento mais parecido para todos.

A crítica diz que ele defende apenas um lado, ou seja a direita. Mas, com esta declaração, pelo menos deixa transparecer imparcialidade. Confira o que disse Moro: ” O foro privilegiado fere a ideia básica da democracia de que todos devem ser tratados como iguais. Acho que não existe muita razão sobre foro privilegiado”, afirmou.

A imparcialidade pode não existir na prática, uma vez que todas as pessoas são constituídas por suas bagagens, ideologias e posicionamentos. A Justiça deve funcionar para todos, mas na prática funciona de outra forma.

O pensamento defendido em plenário pelo juiz faz sentido, mas não se aplica ao jogo político que o Brasil vive e nos últimos meses se tornou mais acirrado do que em diversos anos, onde houve escândalos realmente passíveis de afastamento no mandato de Lula (PT), por exemplo.

O juiz esteve na Câmara dos Deputados (Foto: Renato Costa/Estadão Conteúdo)
O juiz esteve na Câmara dos Deputados (Foto: Renato Costa/Estadão Conteúdo)
Compartilhe
Sair da versão mobile