Da CBN Curitiba
Os servidores municipais de Curitiba decidiram entrar em greve a partir do dia 12 de junho, próxima segunda-feira, por tempo indeterminado.
A decisão foi tomada depois de uma assembleia realizada pelo Sindicato que representa os servidores, o Sismuc, na noite desta quinta-feira (8).
Trata-se de mais um protesto contra os projetos que integram o plano de recuperação fiscal encaminhados pela prefeitura para votação na Câmara Municipal.
Segundo o Sindicato que representa a categoria, o pacote atinge diretamente mais de 30 mil servidores. Nesta quinta-feira quatro projetos que integram o Plano foram aprovados pela Comissão de Economia da Câmara Municipal de Curitiba e já podem ser votados em plenário.
Os textos tramitam em regime de urgência o que permite que sejam votados sem antes passar por todas as comissões. A votação em primeiro turno está marcada para a terça-feira, e em segundo turno, para a quarta.
No entanto, a categoria já informou que vai tentar impedir que os projetos sejam colocados em votação pelos vereadores. Ou seja, as próximas sessões da Câmara devem ser marcadas pro protestos.
Por meio da AI, a prefeitura informou que não foi comunicada oficialmente da decisão dos servidores. No entanto, ressalta que tem mantido aberto um canal de negociação com a categoria.
Ainda de acordo com a Prefeitura, desde o final de março, quando começaram os encontros com a Comissão de Negociação, representantes da administração municipal estão promovendo constantes reuniões com os sindicalistas.