SPC registra queda de devedores em julho

2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

O primeiro semestre encerrou com queda significativa nos dados de inadimplência na comparação com o mesmo período do ano passado, muito em função de uma subnotificação por parte dos comerciantes. Julho manteve esta tendência, mas agora também em virtude do recuo nas vendas à crédito

No mês de julho, o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) da ACIL manteve a tendência verificada no primeiro semestre de 2020, e apresentou queda de 54% no número de consumidores londrinenses que tiveram seu nome incluído na lista de inadimplentes em relação a julho de 2019. Vale lembrar que nos seis primeiros meses deste ano o saldo negativo foi de 35%.

“Muito desta queda no percentual de pessoas que tiveram seu nome incluído no sistema de proteção ao crédito é devido ao significativo recuo nas vendas a crédito nos últimos três meses, fazendo recuar o total de consumidores que poderiam ficar sujeitos à inadimplência, simplesmente porque não compraram”, explica o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci.

Por outro lado, quando analisado o percentual de clientes que conseguiram ‘limpar o nome’, pagando ou renegociando suas dívidas atrasadas, fica claro o efeito negativo causado pela pandemia na renda das pessoas. No mês de julho o número de consumidores que conseguiu sair da condição de inadimplente caiu 93% na comparação com o mesmo mês do ano passado, consequência direta do aumento no nível de desemprego.

Compartilhe
Sair da versão mobile