CIANORTE, PR – Um surto de conjuntivite em Cianorte, no noroeste do Paraná, acabou com o estoque de colírio das farmácias públicas e particulares da cidade. Segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (22), 647 pessoas foram diagnosticadas com a doença desde 12 de março.
Conjuntivites graves precisam ser tratadas com dois colírios, um lubrificante e outro anti-inflamatório ou antibiótico. Na rede pública, o medicamento está em falta.
Chefe da Divisão de Assistência Farmacêutica de Cianorte, Luana Morelli informou que a compra dos colírios é baseada no histórico de consumo. “Nesses meses, nos anos de 2016 e 2017, o consumo foi em torno de 50 a 60 frascos por mês. Só agora, entre fevereiro e março, a gente consumiu mais de 200 frascos por conta deste surto”, afirmou.
SURTO
No último fim de semana, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) fez mais de 150 atendimentos a pessoas diagnosticadas com conjuntivite.
A Secretaria de Saúde está mapeando os casos. A Zona 4 é a região com maior número de registros e os bairros Aquiles Comar e Morada do Sol preocupam a secretaria.
PREFEITURA
A Prefeitura de Cianorte informou, via assessoria de imprensa, que agentes comunitários de saúde visitam os bairros diariamente para orientar a população a respeito da doença.
Segundo a assessoria, escolas e creches intensificaram as orientações sobre higiene para as crianças.
A Secretaria de Saúde afirmou que novas doses de colírio foram encomendadas e serão entregues na próxima semana.
(Com informações do G1)