LONDRINA, PR – A Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) apresentou nesta quinta-feira (26), 34 novos ônibus que passarão a circular nas linhas da cidade. Os veículos ganharam uma nova identidade visual, batizada de ‘MOV’, no entanto, não possuem ar-condicionado, como determinava o decreto 1.052, assinado em 19 de agosto de 2015 pelo então prefeito Alexandre Kireeff.
A TCGL, porém, destacou novidades nos novos veículos como elevadores semi-automáticos, que não necessitam de manutenção constante, freios ABS e iluminação 100% de LED. Os novos ônibus também tem mais capacidade para circular com biodiesel, que contribui com o meio ambiente. Todos os veículos também possuem Wi-Fi.
A ideia da TCGL é chamar a atenção para novas tecnologias disponíveis, e tentar frear a perda de público da empresa para aplicativos de mobilidade, como o Uber e 99. Chama atenção também a ausência do espaço do cobrador nos novos ônibus, já que segundo o dono da TCGL, Paulo Bongiovani, essa função deve ser extinta, e os funcionários terão a oportunidade de virarem motoristas.
Atualmente, Londrina conta com 432 ônibus. Os 34 novos veículos representam 10% do total da frota, que tem uma idade média de seis anos.