Um parecer da procuradoria jurídica da Câmara de Londrina aponta que o vereador Tio Douglas (PTB) deve deixar o cargo para abrir espaço a Rony Alves, ex-vereador que estava afastado por suspeita de corrupção. Alves deve ser reconduzido ao posto nesta quinta-feira (03).
O parecer foi entregue ao presidente da casa, Ailton Nantes (PP), que reuniu os vereadores por volta das 17h desta terça-feira (01) para definir qual o procedimento seria adotado pela Câmara, depois da decisão judicial que suspendeu o afastamento de Rony Alves – longe do cargo desde janeiro de 2018.
Miguel Aranega Garcia, procurador da casa, apontou a saída de Tio Douglas e a permanência de Jamil Janene. Ambos estavam em um imbróglio para definir quem deixaria a vaga para Alves.
Janene, que conquistou cerca de 2.2 mil votos em 2016, assumiu o cargo como segundo suplente do vereador eleito Fernando Madureira, que deixou a vereança após ser nomeado como presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Na ocasião, Tio Douglas, primeiro suplente, também pediu licenciamento do posto para assumir a superintendência da Acesf (Administração dos cemitérios).
BRIGA JUDICIAL
Tio Douglas deve ingressar com uma ação na justiça para tentar segurar o cargo. No entendimento dele, como primeiro suplente ele tem direito à vaga, uma vez que fez 2.845 votos. Ele assumiu a vaga em 2018 após o afastamento de Rony Alves, quando da deflagração da Operação ZR3.
A defesa do vereador estuda ingressar com um mandado de segurança.