Um vendaval no início da manhã deste domingo, 12, deixou um rastro de destruição na cidade de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil, um jovem morreu e dez pessoas estão desaparecidas. A vítima fatal foi identificada como Claudemir Gomes de Freitas, de 24 anos.
No bairro de Santa Isabel, um dos mais atingidos pela tempestade, imóveis inteiros vieram abaixo. A prefeitura estima 1,6 mil desabrigados até o momento – duzentos deles ocupam um ginásio no município, que tem cerca de 20 mil habitantes. O Corpo de Bombeiros da cidade atendeu pelo menos 90 chamados após o vendaval; Duas pessoas foram internadas em hospitais da região devido a ferimentos.
Bombeiros de cidades vizinhas ajudam no resgate das famílias. O acesso até aos locais mais afetados é difícil, devido ao número de árvores que caíram com o forte vento, que passou de 100 KM/h. A Defesa Civil alerta para a necessidade de doações principalmente de lonas, telhas, alimentos e roupas.
De acordo com o Governo do Rio Grande do Sul, a cidade está sem energia elétrica e deve receber reforço no policiamento, para evitar saques às residências. O governador em exercício José Paulo Cairoli viajará à São Francisco de Paula, na manhã desta segunda, para avalias os danos e prestar apoio à comunidade.
Tempestade severa
As características dos ventos intensos e do volume de chuva indicam que o que ocorreu foi uma tempestade severa que poderia gerar uma microexplosão ou até mesmo um tornado.
A dimensão do fenômeno que atingiu a cidade ainda está sendo calculada. Há 15 anos, São Francisco de Paula foi atingida por um tornado e, segundo o prefeito Marcos Aguzzoli, guarda semelhanças com o temporal desta manhã.