Vendaval destrói cidade de São Francisco de Paula no RS

Por Redação Deixe um comentário 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
1 5e851b33 20e4 4736 ae25 c470f8674bd6 2946132
Foto: Leandro Krummenauer / Jornal NH

Um vendaval no início da manhã deste domingo, 12, deixou um rastro de destruição na cidade de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil, um jovem morreu e dez pessoas estão desaparecidas. A vítima fatal foi identificada como Claudemir Gomes de Freitas, de 24 anos.

No bairro de Santa Isabel, um dos mais atingidos pela tempestade, imóveis inteiros vieram abaixo. A prefeitura estima 1,6 mil desabrigados até o momento – duzentos deles ocupam um ginásio no município, que tem cerca de 20 mil habitantes. O Corpo de Bombeiros da cidade atendeu pelo menos 90 chamados após o vendaval; Duas pessoas foram internadas em hospitais da região devido a ferimentos.

Bombeiros de cidades vizinhas ajudam no resgate das famílias. O acesso até aos locais mais afetados é difícil, devido ao número de árvores que caíram com o forte vento, que passou de 100 KM/h. A Defesa Civil alerta para a necessidade de doações principalmente de lonas, telhas, alimentos e roupas.

De acordo com o Governo do Rio Grande do Sul, a cidade está sem energia elétrica e deve receber reforço no policiamento, para evitar saques às residências. O governador em exercício José Paulo Cairoli viajará à São Francisco de Paula, na manhã desta segunda, para avalias os danos e prestar apoio à comunidade.

 

Tempestade severa

As características dos ventos intensos e do volume de chuva indicam que o que ocorreu foi uma tempestade severa que poderia gerar uma microexplosão ou até mesmo um tornado.

A dimensão do fenômeno que atingiu a cidade ainda está sendo calculada. Há 15 anos, São Francisco de Paula foi atingida por um tornado e, segundo o prefeito Marcos Aguzzoli, guarda semelhanças com o temporal desta manhã.

Árvores caíram nas ruas, dificultando o acesso aos locais mais atingidos – Foto: Leandro Krummenauer / Jornal NH
Casas ficaram destruídas na cidade – Foto: Paulo Gomes / Arquivo pessoal
Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.

Sair da versão mobile