Causas e Soluções para Doenças de Culturas

As doenças de plantas são tradicionalmente classificadas em dois tipos: não infecciosas e infecciosas.

Redação
Causas e Soluções para Doenças de CulturasFoto: Reprodução

Atualmente, há uma necessidade cada vez maior de reduzir o uso de pesticidas para diminuir os possíveis custos de produção e o impacto ambiental.

Se você monitorar suas plantações por meio de vários programas, será fácil identificar áreas potencialmente perigosas no campo e também será mais fácil e claro lidar com elas. Entretanto, esse é um processo demorado e caro.

Causas das Doenças das Culturas

As doenças de plantas são tradicionalmente classificadas em dois tipos: não infecciosas e infecciosas. Uma variedade de problemas climáticos que afetam o crescimento e o desenvolvimento das plantas leva a doenças não transmissíveis.

Esses problemas podem ser flutuações extremas de temperatura, excesso ou falta de umidade. Pode haver fábricas nas proximidades que liberam uma grande quantidade de resíduos químicos no solo ou no ar por meio de tubulações de gás.

As doenças de plantas e culturas são fortemente influenciadas pela composição do solo. Se for aplicado muito fertilizante, ou vice-versa, a aplicação oportuna de nutrientes no campo não é monitorada adequadamente. Isso também causa grandes problemas para as plantas. 

Até mesmo condições de luz desfavoráveis podem ter um efeito negativo, especialmente em plantas cultivadas em estufas. Os agentes patogênicos também incluem bactérias, plantas parasitas, vírus, fungos e nematoides.

A má gestão da fazenda é um exemplo de patógenos não infecciosos. Eles não são transmitidos a outras plantas. Há vários agentes abióticos reconhecidos. Eles são temperaturas extremas, vento, seca ou inundação, umidade, bem como chuvas frequentes e fortes e, às vezes, até mesmo compactação do solo.

Outras causas podem ser excesso ou falta de nutrientes, manejo inadequado da água e, é claro, danos químicos causados por pesticidas ou sais.

Variedades de Doenças das Culturas

Os jardineiros também fazem a classificação de doenças de plantas de acordo com a parte da cultura que é afetada, por exemplo, doenças foliares, doenças radiculares etc. Há muitos tipos diferentes de doenças de culturas, mas todas elas são divididas principalmente em doenças infecciosas e não infecciosas. 

As infecções nas plantas podem se espalhar de um hospedeiro para outro e transmitir doenças.

Os patógenos se enquadram em diferentes categorias. Os patógenos fúngicos são o problema agrícola mais comum. Essas infecções, assim como as doenças bacterianas das culturas, afetam principalmente as plantas por meio de feridas, poros de água e estômatos. Além disso, os esporos de fungos são frequentemente transportados por rajadas de vento.

Os vírus são os inimigos mais insignificantes, porém críticos, das plantas. Quando uma planta é infectada, é praticamente impossível salvá-la. Na maioria dos casos, a infecção é transmitida pelo contato entre plantas saudáveis e doentes. Os vírus também podem ser transmitidos por meios vegetativos na forma de sementes, pólen e insetos. Entretanto, na maioria das vezes, os vírus são transmitidos pelo solo.

As doenças bacterianas das culturas, geralmente causadas por bactérias, estão entre as infecções mais comuns na agricultura. Portanto, a prevenção e o controle desse tipo de doença são difíceis.

Para infectar uma cultura, o patógeno deve penetrar em seus tecidos. Isso ocorre principalmente como resultado de danos no local.

Isso ocorre principalmente como resultado de danos aos locais, por exemplo, por ferramentas agrícolas, insetos ou simplesmente por condições climáticas adversas (por exemplo, poeira, chuva forte e vento). 

Os nematoides são vermes redondos que parasitam as plantas e não podem ser vistos sem equipamentos especiais. Como vivem no solo, afetam principalmente as raízes, os bulbos e os tubérculos.

Dicas de Prevenção de Doenças de Culturas

Os trabalhadores agrícolas podem evitar doenças nas lavouras antecipando-se a elas. Tomar precauções contra a seca e o calor excessivo ajudará as plantas a combater infecções, portanto, os agricultores devem monitorar seus campos e responder adequadamente às mudanças que perceberem. Para evitar surtos de doenças, eles devem mudar a forma como plantam as culturas e controlar qualquer infecção. Melhores práticas agrícolas melhoram o sistema imunológico das plantas.

Em primeiro lugar, os agricultores devem monitorar constantemente suas plantações. As doenças afetam a cultura após a colheita na forma de mofo ou fungos, mas o armazenamento adequado pós-colheita aumenta a probabilidade de as plantas permanecerem saudáveis.

Em segundo lugar, a rotação de culturas é um método padrão e confiável de aumentar a produtividade e fortalecer as plantas. Plantas diferentes consomem nutrientes diferentes do solo, portanto, a rotação garante que seus nutrientes sejam repostos. As plantas que têm nutrientes suficientes podem combater facilmente as doenças.

Em terceiro lugar, há o melhoramento agrícola de algumas culturas para resistir a doenças. As sementes resistentes a doenças de plantas mais comuns são bem preparadas para combater infecções. As sementes de culturas que sobreviveram à infecção também são mais capazes de resistir à doença do que as outras. 

Em quarto lugar, as chuvas podem transportar e disseminar doenças para as culturas, portanto, os agricultores precisam de alternativas como tratar doenças de plantas. Os sistemas que podem armazenar água e regar as plantas automaticamente ajudarão a prevenir doenças e evitar que elas se espalhem. Os campos devem estar localizados perto de fontes de água. Os agricultores individuais podem cavar valas, usar canteiros elevados ou revestir as plantações com materiais porosos para evitar a perda de água.

Em quinto lugar, as doenças das culturas podem ser difíceis de serem detectadas porque nem sempre são imediatamente visíveis. Os agricultores devem se familiarizar com os sinais de doenças em suas plantações e monitorar as mudanças. Se os trabalhadores agrícolas se anteciparem à doença e removerem as plantas doentes imediatamente, as outras culturas terão mais chances de sobreviver.

Proteção de Culturas pelo EOSDA Crop Monitoring

O EOSDA Crop Monitoring facilita o monitoramento de doenças nos campos. Ele permite que você monitore a produtividade de uma parcela específica em qualquer campo.

A plataforma oferece uma visão holística das tendências lucrativas, pois o software incorpora um mecanismo de inteligência artificial que analisa os dados do espaso atualizadas regularmente. A inteligência artificial também pode analisar dados de colheitadeiras.

ASSUNTOS:
Compartilhe
Sair da versão mobile