No Paraná, o período de vazio sanitário da soja terá início neste sábado (10)

A partir de agora até setembro, está vedado o cultivo e a manutenção de soja nos campos, como parte de uma medida para reduzir a sobrevivência do fungo responsável pela ferrugem asiática.

Redação
Vazio sanitário inicia hoje e se estende por 90 diasFoto: Divulgação

Inicia neste sábado (10) no Paraná o período do vazio sanitário da soja, que se estenderá até o dia 10 de setembro. Durante esses 90 dias, os agricultores estão proibidos de cultivar e manter a soja nos campos.

O vazio sanitário é uma medida adotada com o objetivo de reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra, a fim de diminuir a incidência e atrasar o surgimento da doença na próxima safra.

O não cumprimento dessa determinação pode acarretar em autuação e abertura de processo administrativo contra o produtor. As multas variam de R$ 6 mil a R$ 12 mil, levando em consideração fatores como a área de cultivo, o histórico do produtor e infrações anteriores junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Ferrugem asiática é uma das principais pragas da soja – Foto: Arquivo

A Adapar, responsável pela fiscalização no território paranaense, intensificará as atividades de monitoramento nas propriedades até o final do período do vazio sanitário.

Em 2022, o Ministério da Agricultura estabeleceu pela primeira vez um calendário a ser seguido por todos os estados brasileiros. Neste ano, a determinação se repete, reforçando a importância da medida para o controle da ferrugem asiática na cultura da soja.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!

Compartilhe
Sair da versão mobile