Chegou a 578 o número de paranaenses que estão na fila à espera de leitos exclusivos para Covid-19. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) nesta sexta-feira (26).
Deste total, 164 pacientes aguardam leitos de UTI. Todos estão em grave, e não há certeza se eles vão conseguir transferência nas próximas 24 horas. O Paraná segue com 94% de lotação dos leitos de UTI em todo o estado.
Segundo o diretor de vigilância da SESA, Vinicius Filipak, este é o pior momento da pandemia no Paraná. Ele atribui a explosão de casos à nova cepa da Covid-19.
“É a pior situação desde o início da pandemia e essa nova cepa está atingido muito a nossa população, com aumento de internamentos e mortes. O tempo de internamento está crescendo progressivamente, em uma situação de grave crise sanitária”, disse Filipak.
LOCKDOWN
Diante da situação dramática, o Governo do Paraná decretou lockdown a partir de hoje (27) em todo o estado. O comércio e todos os serviços não-essenciais devem fechar durante oito dias.
Além disso, o decreto assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior impôs toque de recolher das 20h até as 05h da manhã. No decreto anterior, o toque de recolher era da 00h às 05h.