Uma rebelião aconteceu na tarde de terça-feira (8), na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa. Os presos fizeram quatro reféns, que foram liberados somente na madrugada desta quarta-feira (9), encerrando a rebelião.
Tudo começou por volta de 16h da tarde de terça-feira (8), quando os presos fizeram de reféns quatro funcionários de uma empresa de calçados, que possui fábrica dentro da PEPG.
Os presidiários envolvidos no motim exigiam transferência da penitenciária e a presença de um advogado. Um dos refénsfoi liberado por volta das 1h20. Os outros três conseguiram escapar por volta das 5h30, desta quarta-feira (9). Apenas uma pessoa sofreu ferimentos leves.
Segundo o Depen, a negociação com os presos foi conduzida por uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar.
A rebelião foi contida no interior da fábrica de calçados e não atingiu o restante da penitenciária. O local foi isolado pela equipe do Serviço de Operações Especiais (SOE) do Depen e agentes penitenciários de plantão na unidade.