Imagem do anúncio

Unidade Básica de Saúde em Ponta Grossa é furtada e perde vacinas

Redação
Rede elétrica furtada / Foto: Divulgação- Prefeitura de Ponta Grossa

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Lubomir Urban, localizada em Ponta Grossa-PR, foi alvo de furto nessa segunda-feira (29). Foi o segundo roubo que a unidade enfrentou em apenas um período de sete dias.

A fiação elétrica do centro de saúde, situado na rua Washington Luís, acabou sendo furtada, fazendo com que o sistema de refrigeração das vacinas fosse danificado. Dessa maneira, todas as doses armazenadas no local foram perdidas, nenhuma delas eram vacinas contra a Covid-19, uma vez que essas doses não são armazenadas nas UBS’s.

Os profissionais da Unidade Lubomir  Urban apontam que com o ocorrido, houve um prejuízo de aproximadamente 30 mil reais. Além das doses perdidas, que compunham o calendário vacinal, uma semana antes o local já tinha sido furtado, dessa vez os assaltantes teriam levado o ar condicionado.

A IMPORTÂNCIA DO ARMAZENAMENTO

Diversos tipos de vacinas têm necessidades de serem armazenadas em temperaturas bem específicas. O assunto se tornou alta com a produção de vacinas contra a Covid-19. A vacina da Pfizer/BioNTech, por exemplo, tinha como recomendação o transporte das doses em temperaturas entre -60ºC e -80ºC.

Por vez, a maioria das vacinas devem ser armazenadas entre 2 a 8⁰C. Caso os procedimentos de manutenção não forem respeitados, a potência das vacinas pode ser reduzida significativamente ou, até mesmo, as tornando completamente ineficazes. Sem a rede elétrica em funcionamento, as doses da Unidade Lubomir Urban não permaneceram na temperatura ideal, dessa forma não podem ser utilizadas, já que devem ter sofrido “danos”.

Compartilhe
Sair da versão mobile