Na madrugada desta quarta-feira (30), em Cascavel, no oeste do Paraná, faleceu Mário Ferroni, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), aos 104 anos. As circunstâncias exatas da sua morte não foram divulgadas.
Ferroni se destacou como um dos milhares de brasileiros que integraram a Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial, lutando ao lado dos Aliados. Com 24 anos de idade, ele se dirigiu à Itália, onde participou ativamente da batalha de Monte Castello, uma operação de três meses no norte da Europa que culminou em fevereiro de 1945 com a vitória dos Aliados.
Ele fez parte de um grupamento comandado pelo general de divisão João Batista Mascarenhas de Morais, conforme relatado pela Câmara de Vereadores do município. Originalmente catarinense de Campos Novos, Ferroni mudou-se para o Paraná nos anos 50.
Em reconhecimento à sua contribuição, em 2022, Mário Ferroni foi homenageado com a Medalha Tributo à FEB, uma distinção criada com o propósito de preservar a memória dos serviços prestados por homens e mulheres na divulgação da história da FEB.
O velório do ex-combatente está ocorrendo desde as 8h desta quarta-feira na Capela Master da Acesc no cemitério central de Cascavel, onde amigos, familiares e a comunidade têm a oportunidade de prestar suas homenagens a esse herói nacional.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!