https://www.facebook.com/MarceloBelinatioficial/videos/2668666310076511/
O prefeito Marcelo Belinati anunciou, no começo da noite desta quarta (15), a edição de um decreto municipal, com validade até domingo (19), que restabelece o funcionamento das atividades comerciais em Londrina. “Tudo o que estava funcionando, continua funcionando com os mesmos critérios”, resumiu o Belinati, em entrevista coletiva on-line, na noite desta quarta-feira (15)
Ou seja, o comércio local abre suas portas das 10 às 16 horas, e os shoppings das 11 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Bares e restaurantes poderão funcionar até às 22 horas, com 50% da lotação. “Vamos acompanhar o comportamento da pandemia em Londrina e ver se podemos flexibilizar ou até mesmo retroceder nas medidas restritivas em alguns setores”, disse o prefeito.
Belinati informou que o Município negou a autorização de jogos do Estádio do Café, conforme solicitação feita por dirigentes do Londrina Esporte Clube. “Ainda não é o momento”, frisou. Também não é o momento para analisar a proposta da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), que propõe o funcionamento do comércio das 11 às 19 horas, e dos shoppings do meio-dia às 22 horas – incluindo as Praças de Alimentação.
O prefeito frisou diversas vezes que as decisões a serem reavaliadas terão como base dados médicos-científicos-epidemiológico. A live contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. “Londrina saiu na frente nas medidas de prevenção da Covid-19, o que nos coloca num cenário de estabilidade. No entanto, o momento ainda é de cautela”, disse ele referindo-se aos cuidados essenciais como o uso de máscara.
Para ilustrar o alerta, o secretário informou que até o final de junho a Upa/Sabará registrava uma média de 127 atendimentos de pacientes com sintomas gripais. Do dia 1º até 14 de julho, quando o decreto da quarentena não foi ampliado, a unidade de Saúde passou a registrar uma média diária de 224 atendimentos.Ainda segundo o secretário, em Londrina o índice de ocupação de leitos de UTI para coronavírus está em 47%.“