Casos de covid-19 voltam a subir em Londrina; Internações também aumentaram

3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Divulgação / N.Com

Os números da pandemia de covid-19 voltaram a disparar nos últimos dias em Londrina, e levou o prefeito Marcelo Belinati a retomar suas lives com atualizações sobre o quadro da doença na cidade. Nesta quarta-feira (25), Belinati editou um decreto no qual a cidade volta a recomendar o uso de máscaras em todos os ambientes fechados, inclusive escolas, escritórios e repartições.

Acompanhado do secretário de saúde Felippe Machado, o prefeito manifestou preocupação com o crescimento acentuado no número de infectados pela covid-19 nos últimos 30 dias. Com dados, Machado destacou que de abril até agora, foram 212% de aumento no número de casos ativos.

Em 25 de abril, Londrina contabilizava 208 pacientes com covid-19 em tratamento, hoje já são 979. Em relação ao número de internados, no mesmo dia do mês passado eram 12 pessoas hospitalizadas. No novo boletim divulgado hoje pela Saúde são 33 pacientes no hospital, um aumento de 36% no período.

Para o secretário, os índices estão ligados à taxa de vacinação, já que neste momento a maioria dos pacientes diagnosticados com a covid ou não se imunizaram, ou estão com o esquema vacinal atrasado. Durante a live, Belinati lembrou que 36% da população acima de 18 anos não procurou a terceira dose, enquanto que 66% dos idosos, também estão sem a imunização em dia.

Além disso, o prefeito lembrou que os pacientes que não se vacinaram são os mais afetados pela covid e estão expostos a quadros mais graves da doença, caso sejam contaminados.

USO DE MÁSCARA

Para simbolizar o momento, a prefeitura de Londrina publicou o decreto assinado pelo prefeito na noite desta quarta-feira (25) recomendando o uso de máscaras em ambientes fechados, além da disponibilização de álcool gel. Ele comentou ainda que, não é mais cabível o fechamento do comércio como ocorreu no início da pandemia, bem como retomar a obrigatoriedade do uso de máscaras.

O decreto tem um peso simbólico, já que se trata de uma recomendação e não uma obrigação. Belinati salientou que acredita que, somente com a prevenção e a vacinação, a pandemia poderá ser superada.

DADOS DE HOJE

Nesta quarta, o boletim da covid-19 em Londrina trás 424 novos casos confirmados e uma morte. Do total de 979 casos ativos no momento, 946 estão em isolamento domiciliar e outros 33 estão internados, sendo 10 deles em leitos de UTI e outros 23 nas enfermarias.

Em números gerais, Londrina tem desde março de 2020 um total de 135.899 casos confirmados e 2.513 mortes provocadas pela doença, contando com a registrada no novo boletim. Último óbito é de um idoso de 94 anos que tinha comorbidades e morreu por complicações da covid no último dia 23.

Compartilhe
Sair da versão mobile