A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai anunciar nesta tarde (08) novas medidas no transporte coletivo de Londrina no período de pandemia. Segundo apurou a reportagem do 24Horas, entre as medidas que serão anunciadas está a ampliação dos horários dos ônibus para evitar aglomerações.
Outra medida que será determinada é a de que prestadores de serviços, como empregadas domésticas, coletores, pintores, etc, entrem no trabalho antes das 10h, que é o horário permitido para a abertura do comércio. Uma pesquisa apontou que, no horário de pico a maioria dos passageiros são pessoas que trabalham na prestação de serviços. O objetivo da medida é tirá-las do horário de pico e reduzir a ocupação dos ônibus.
O anúncio também atende a pedido do Ministério Público, que questionou as ações que foram implantadas. Por conta da demanda, ainda há falta de álcool gel nos principais terminais e lotação nas linhas, principalmente em horários de pico. Nos demais horários, a demanda é reduzida e os coletivos circulam com menos ocupação.
Uma entrevista coletiva com o presidente da CMTU, Marcelo Cortez, e o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, está agendada para as 17h. Além do assunto envolvendo a pandemia, as autoridades também devem informar como está o andamento de obras importantes para o sistema, como o Terminal do Vivi Xavier, que deve ser inaugurado em breve, e o do Milton Gavetti, cujo as obras iniciaram em abril.