Um escorpião amarelo, considerado o mais venenoso da América Latina, foi encontrado em uma residência no Jardim São Vicente Palotti, na zona leste de Londrina, nesta segunda-feira (20).
A espécie é a principal causadora de acidentes letais envolvendo crianças e animais domésticos.
O registro foi feito por um leitor do 24H News que também reforçou o alerta à vizinhança para que precauções sejam tomadas a fim de evitar os acidentes.
Com maior circulação de escorpiões, os acidentes também aumentam. No Paraná, segundo dados preliminares do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2022, foram registrados 4.418 acidentes com escorpiões. Neste ano, dados preliminares apontam 418 registros de acidentes no Estado.
De acordo com o biólogo da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Secretaria de Saúde do Paraná, Emanuel Marques da Silva, em caso de acidente, o paciente deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) o mais rápido possível.
“A principal medida é encaminhar a vítima da picada diretamente para uma Unidade de Pronto Atendimento, para que o tratamento possa ser iniciado de maneira imediata. Uma recomendação bastante importante é, se possível, levar o animal causador do acidente junto ao serviço de saúde, ou ao menos uma foto dele, para auxiliar no diagnóstico clínico”, afirmou.
Ao encontrar um escorpião, com muito cuidado, ele deve ser colocado em um pote com tampa para ser encaminhado às autoridades de saúde. Será realizado então, o laudo de identificação do peçonhento, que será encaminhado para o serviço de saúde do município, que por sua vez deverá entrar em contato com o cidadão, fazendo as orientações de prevenção de acidentes e correção dos prováveis ambientes favoráveis para os animais.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!