A prefeitura de Londrina deu início às obras dos Prontos Atendimentos Municipais (PAM) nas zonas norte e leste da cidade, marcando o atendimento de uma demanda antiga da população em contar com unidades de saúde 24 horas.
Nesta fase inicial, as empresas estão realizando a demarcação dos terrenos e as atividades de terraplanagem. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que as obras, com aproximadamente mil metros quadrados de construção cada, demandam a delimitação dos espaços, limpeza e preparação do terreno.
Na zona leste, operários utilizando retroescavadeiras realizaram a remoção final do gramado na área, situada em frente a alguns condomínios, nesta segunda-feira (22). O PA da região vai ficar localizado no cruzamento da Avenida Jamil Scaff com a Pioneiros.
Comerciantes estão entusiasmados com o movimento e o possível aumento no fluxo de pessoas pelo local. Para além disso, o crescimento do Parque Tauá também incentiva o movimento e consequentemente o comércio.
Na zona norte de Londrina, o PA vai ficar na Avenida Saul Elkind, próximo ao Conjunto Parigot de Souza e São Jorge. O prazo estimado para a conclusão das construções é de dez meses, com entrega prevista para novembro deste ano.
Enquanto isso, a prefeitura deve abrir licitações para adquirir equipamentos e outros insumos para as novas unidades, além de recursos humanos – ou seja, contratação de servidores e mais médicos.
As obras foram anunciadas pelo prefeito Marcelo Belinati em maio de 2022, mas a licitação para o início das obras só foi aberta em outubro do ano passado.