O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, revelou na noite deste domingo (17) durante uma transmissão pelo Facebook, que a cidade está participando de um estudo sobre o uso da cloroquina em pacientes com coronavírus.
O estudo é realizado na cidade através do Hospital Universitário, que adotou o protocolo de estudos da cloroquina. O estudo é realizado pelo hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês e é apoiado pelo Ministério da Saúde.
Segundo o prefeito, que é médico, o estudo ainda não garante que os resultados são 100% promissores. “O que sabemos até hoje é que há uma divergência em relação aos resultados. Alguns estudos são positivos quando o tratamento é aplicado na fase inicial, mas outros não se mostram tão promissores“, disse Belinati.
O prefeito lembra que, apesar de bons resultados em alguns casos, em outros, os efeitos colaterais da cloroquina podem levar o paciente ter arritmia cardíaca, que leva à morte.
Ele também acredita que o Governo Federal deve adotar em breve um protocolo sobre o uso ou não do medicamento, e quando usar.