O município de Londrina voltou a ser notícia no cenário político e social brasileiro – desta vez, felizmente, para bem. A cidade ocupa a 20ª posição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, levantamento realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e divulgado na última sexta (14).
Londrina ficou ótimos 9,55 pontos na escala de transparência determinada pelo estudo. Na avaliação de 2015, o município ficou em 81º lugar, com 8,61 pontos – mas praticamente despencou no ranking do ano seguinte, quando amargou a 581ª colocação e teve apenas 5,55.
Em entrevista à Rádio Paiquerê, o prefeito Marcelo Belinati (PP) comemorou a boa avaliação da cidade na EBT e afirmou esperar ver a cidade na primeira posição do ranking ainda durante sua gestão. “Quando assumi a prefeitura, em 2017, estabelecemos como meta fazer de Londrina a cidade mais transparente do Brasil. Ainda falta muita coisa [para lograr tal objetivo], mas Londrina é privilegiada no tocante à capacidade dos seus servidores públicos, aos órgãos de controle que permanentemente ajudam a cidade, às entidades e órgãos da sociedade civil organizada. Eu creio que esta união da sociedade com a poder públuco, através do diálogo, vai nos levar a atingir essa meta”, vislumbra.
O EBT analisou e pontuou, no quesito transparência, cada uma das 691 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes. A primeira posição do ranking ficou com a cidade de Serra, no Estado do Espírito Santo.