Um decreto conjunto assinado pelos prefeitos de Londrina, Cambé e Rolândia determinou o cancelamento das festas de carnaval e o fechamento de bares, bem como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas a partir do dia 12 de fevereiro (sexta).
A medida foi anunciada hoje durante uma coletiva com os prefeitos das três cidades na prefeitura de Londrina. O decreto estará em vigor até a meia-noite do dia 18 de fevereiro – portanto, será válido por seis dias. Ibiporã também deve adotar as determinações, porém, o prefeito José Maria Ferreira (PSD) não participou da coletiva.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), disse que a medida é para conter o avanço dos casos da Covid-19 na região, que registra forte crescimento. Londrina tem 100% dos leitos de enfermaria destinados ao tratamento do coronavírus ocupados, e 85% de ocupação nos leitos de UTI. A cidade atende pacientes vindos também de Cambé, Ibiporã, Rolândia e Jataizinho – na região metropolitana – além de outros 85 municípios da região Norte.
BARES FECHADOS E LEI SECA
A partir de sexta (12) bares e similares estão proibidos de funcionar pelo período. Também está proibido o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, privados ou de uso coletivo.
O decreto ainda proíbe festas, eventos ou reuniões familiares com mais de 10 pessoas. A fiscalização das medidas será feita pela Guarda Municipal, e a multa para quem descumprir pode chegar a R$ 10 mil.
CASOS DE COVID-19 NA REGIÃO
Os 21 municípios que compõe a 17ª Regional de Saúde tem o segundo maior índice de contaminações pela Covid-19 no estado, além de também ser a segunda em número de mortos. Ao todo, são 22 regionais de saúde no Paraná. No caso da regional de Londrina, são 57.126 casos confirmados e 872 mortes.
A Regional de Saúde de Londrina, que é composta por 21 cidades, é a segunda do estado com o maior número de casos e mortes. Ao todo, o estado conta com 22 regionais. De acordo com a Sesa, a região soma 57.126 casos confirmados e 872 mortes.