O prefeito de Londrina Marcelo Belinati anunciou nesta quinta-feira (23) a retomada das feiras livres na cidade. A decisão foi tomada depois de reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) ainda durante a noite de ontem, depois de impasse entre a prefeitura e feirantes que protestaram requerendo a retomada das atividades.
O conselho ainda definiu uma série de regras que devem ser seguidas pelos feirantes para manutenção da higiene e também como forma de prevenção ao coronavírus.
O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, participou da reunião e garantiu que o órgão irá fiscalizar o cumprimento das medidas, prezando pela saúde pública.
+ Londrina proíbe circulação em praças e parques
A retomada das feiras foi defendida ainda pelo prefeito Marcelo Belinati, que argumentou que elas acontecem em lugares abertos, diferente do que acontece com os supermercados, que funcionam muitas vezes com lotação na cidade. “Acho que as feiras tem que voltar, até porque tem famílias, muitas que dependem da feira”, disse.
O decreto que suspendeu as atividades das feiras estava valendo desde 20 de março, e ainda vigorava mesmo com a autorização para a abertura do comércio. Ainda segundo Belinati, nos próximos dias deve ser divulgada todas as recomendações aos feirantes para o retorno das atividades, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento entre as barracas.
Atualmente, Londrina tem 34 feiras livres, sendo a maior delas no Cinco Conjuntos (Zona Norte), realizada aos domingos na avenida Saul Elkind.
Belinati divulgou um vídeo onde anunciou a retomada: