O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, disse durante transmissão pelas redes sociais na noite deste domingo (10) que a cidade passará a realizar cerca de 300 testes para identificar coronavírus por dia a partir desta semana. Atualmente, Londrina tem 112 casos identificados, mas esse número pode ser de 12 a 15 vezes maior, conforme estimativas da própria Secretaria Municipal de Saúde.
A testagem rápida representa ainda 1500 testes realizados semanalmente, portanto, cerca de 6 mil testes mensais.
Conforme Belinati, a intenção é ter um panorama exato da evolução da doença em Londrina para decidir medidas de controle. “Mas isso não significa que mais pessoas estejam ficando doentes, e sim que mais infectados serão identificados”, disse o prefeito.
Ele ainda explicou que, a maior parte dos casos da Covid-19 são assintomáticos, portanto, em pessoas que não apresentaram nenhum sintoma. Atualmente, Londrina só testa pacientes em estado grave; Com a ampliação dos testes, casos suspeitos também passarão a ser examinados.
“Ao invés de testar só as pessoas que estão internadas no hospital, em caso grave, vamos começar a testar todos os casos suspeitos. Então, tossiu, teve febre, se o médico detectou como caso suspeito, vamos fazer o teste”, disse.