Completando 32 anos desde que foi inaugurado em 1988, o Terminal Central de Londrina deve passar por sua primeira reforma completa. Segundo a prefeitura de Londrina, cerca de R$ 4 milhões serão aplicados no local, com o objetivo de melhorar o acesso e o conforto dos usuários e funcionários da estrutura.
O Terminal Central pouquíssimas vezes teve a atenção do poder público. A última grande novidade foi a instalação da escada rolante e do elevador em 2004. Atualmente, com sérios problemas, o local precisa de reparos constantes devido a várias goteiras, e a falta de infraestrutura.
Sem falar também do fluxo de pessoas que passam pelo terminal, que já superou muito a capacidade do espaço, construído quando Londrina tinha 390 mil habitantes – ou seja, quase 200 mil a menos que atualmente. Nos horários de pico, milhares de usuários se aglomeram nas estreitas plataformas, e lotam os ônibus que ainda são convencionais.
Segundo dados da CMTU, mais de 120 mil pessoas por dia passam pelo Terminal Central de Londrina. As obras serão executadas esse ano, e conforme revelou o prefeito Marcelo Belinati, os recursos são provenientes de um convênio com o Governo Federal.
Além do Terminal Central, outros terminais também serão reformados ou reconstruídos. O prefeito anunciou que o Terminal Milton Gavetti (Zona Norte) será reconstruído, bem como os terminais Ouro Verde (Zona Norte) e Acapulco (Zona Sul) serão revitalizados.