O vereador Matheus Thum (PP) protocolou na Câmara Municipal de Londrina um projeto para transformar a faixa exclusiva de ônibus na avenida Duque de Caxias, no Centro, de exclusiva para preferencial.
Segundo Thum, há grande necessidade dessa transformação, visto que existe um grande fluxo de veículos que utilizam a avenida, o que consequentemente provoca congestionamento até mesmo nas ruas próximas ao trecho onde fica a faixa.
O trecho que será contemplado com o projeto fica entre a Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste Oeste) e a avenida Juscelino Kubitschek (JK). Caso aprovada, a medida permite o tráfego de veículos comuns na faixa exclusiva para ônibus.
No entanto, essa permissão será apenas das 10h00 ás 16h00, considerado o período de maior fluxo.
Em declaração ao 24Horas, Matheus Thum explicou ainda que o projeto contribui para a fluidez do trânsito e beneficia os comerciantes, que enfrentam dificuldades por conta dos congestionamentos. Muitas vezes o acesso é dificultado, pois em alguns momentos apenas uma faixa fica disponível para o tráfego na avenida que tem três vias – a esquerda é para estacionamento, a do meio para tráfego e a da direita para ônibus.
O vereador acentuou que esse um problema específico da própria avenida, e que apoia as vias exclusivas para ônibus em outros trechos da cidade. “Muitas pessoas desviam da Duque de Caxias para evitar o trânsito. Precisamos que a avenida seja forte novamente e volte a ser referência no comércio”, finalizou.
Essa é uma reivindicação antiga dia comerciantes da avenida duque de caxias. Parabéns vereador por ter dado atenção a essa reclamação.
Então senhor vereador muda rotas das linhas de ônibus
Cidade de Londrina-Pr precisa de mobilidade urbana e planejamento
Concordo com o Guilherme.
Solução paliativa. O ônibus precisa de faixa exclusiva para fluir mais rápido, quem depende de ônibus sabe disso, o motorista do ônibus também.
Quem não depende de ônibus, já possui o benefício, o privilégio de dirigir um automóvel, uma moto, que por si só já é pela lógica mais rápido, o motorista de carros particulares chega mais rápido que o ônibus. Ou não? 😏
Espero que a Câmara, apesar dos pesares, pondere sobre esse projeto e não vá aprovando por unanimidade.
Cadê o engenheiro de tráfego? O especialista em tráfego urbano? Está contemplado nesse projetinho? Porque essa Câmara tem apresentado cada projeto.