Radares voltam a ser instalados em Londrina a partir de junho

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes Deixe um comentário 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Divulgação

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina informou hoje que a cidade voltará a ter radares fixos a partir de junho. A medida é anunciada dias depois do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) revogar a cautelar que havia suspendido a licitação que contrataria a empresa responsável pelos equipamentos.

O vencedor da licitação, Consórcio Londrina Segura, é formado pelas empresas Perkons S.A. e Mobilis Tecnologia. A partir de junho, os equipamentos voltam a ser instalados em 65 pontos inicialmente, e em seguida outros 40 locais de Londrina recebem câmeras de vídeo-monitoramento.

A intenção da CMTU é estabelecer uma Central de Fiscalização e Monitoramento Eletrônico para identificar, além de infrações de trânsito, situações como acidentes e outros acontecimentos nas vias urbanas.

O contrato inicial com o consórcio é de 12 meses podendo ser prorrogado para até 48 meses. No total, serão 175 equipamentos entre radares e câmeras instalados na cidade.

A implantação do novo sistema será feita em duas fases. Na primeira etapa serão 30 pontos monitorados com um total de 68 faixas de trânsito.

Na segunda etapa de instalação, ainda sem data definida, serão 35 pontos monitorados com um total de 67 faixas de trânsito com possibilidades de fiscalização.

CENTRAL DE MONITORAMENTO

A Central para monitoramento do trânsito em tempo real, onde também serão validados os autos advindos da fiscalização eletrônica de velocidade, avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres é uma ação que também será implantada em duas etapas.

Na primeira etapa serão 20 câmeras de vídeo monitoramento. A segunda etapa, ainda sem data prevista, terá a colocação de outros 20 equipamentos similares.

ACIDENTES

O número de mortes nas vias municipais de Londrina, aquelas administradas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), baixou de 35 para 44 entre 2019 e o ano passado.

Em primeiro lugar no ranking das mais violentas, a avenida Saul Elkind, na Zona Norte, registrou quatro ocorrências. Em segundo aparece a Dez de Dezembro, com três, seguida da Tiradentes, com duas.

No total, a cidade registrou 67 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito em 2020.

Dentre os que perderam a vida, 29 eram motociclistas e 19 foram vítimas de atropelamento. Colisões entre veículos, choques contra anteparos e incidentes que não entram nessas categorias foram responsáveis por outras 19 ocorrências fatais.

ASSUNTOS:
Compartilhe
Jornalista
Seguir:
Derick Fernandes é jornalista profissional (MTB 10968/PR) e editor-chefe do Portal i24.
Comentar

Acesse para Comentar.