DIÁRIO 24H
LONDRINA
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) voltará às escolas da rede municipal de Londrina no início do ano letivo de 2018. As atividades serão implantadas em 85 unidades educacionais para 5.500 alunos do 5º ano do ensino fundamental.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Pascoal de Moraes, afirma que as crianças se sentem à vontade com os policiais. “Elas esperam ansiosas pelos instrutores e criam uma relação de afinidade com eles”, explicou.
As 5.000 crianças terão dez lições de aula, uma por semana, com temas como autoestima e bullying. O prefeito Marcelo Belinati (PP) lembrou que o programa de prevenção da Polícia Militar não era realizado em Londrina há 10 anos. “O problema das drogas não é apenas um problema da família de um usuário, mas de toda a sociedade. A droga desagrega famílias e a melhor maneira de amenizar esta situação é a prevenção”, afirmou. “Na minha opinião, o programa é a melhor maneira de termos resultados efetivos.”
Para o Comandante-Geral da Policia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato, houve um aumento considerável no número de ocorrências envolvendo drogas. “A PM do Paraná nunca apreendeu tantas drogas quanto em 2017. O uso abusivo e o tráfico têm crescido – e o papel da PM nessa política pública é o mais consistente que existe no Brasil.”
O Proerd foi inspirado em um programa norte americano e foi implantado no Brasil em 1992. No Paraná, as aulas são realizadas desde 2000. Em Londrina, o convênio foi assinado para os próximos cinco anos.