Apucarana, Arapongas e Cornélio Procópio tem 100% dos leitos de UTI ocupados

Por Redação 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

O aumento no número de casos de Covid-19 levou à lotação dos leitos de UTI e enfermaria exclusivos para pacientes infectados em dois dos principais hospitais da região. Em Apucarana, o único hospital de referência local, Hospital da Providência, está com 100% dos 14 leitos de UTI exclusivos ocupados. 

Apucarana tem 2.590 casos confirmados e 64 mortes provocadas pelo coronavírus.

Vizinha de Apucarana, a cidade de Arapongas, já na Região Metropolitana de Londrina, também está com 100% dos 10 leitos de UTI ocupados no Hospital do Norte do Paraná (Honpar). A cidade tem 5.387 confirmações e 118 mortes.

Tanto em Apucarana quanto em Arapongas, os hospitais são os únicos nas cidades. Os dois municípios ficam muito próximos um do outro, o que compreende uma população de quase 270 mil habitantes, sem contar com Rolândia e Cambé, cidades na região de Londrina, que não possuem leitos de UTI e dependem principalmente dos hospitais de Londrina.

Já no Norte Pioneiro, Cornélio Procópio também está em situação crítica. A Casa de Saúde Dr. João Lima (Cegen) tabém está com 100% dos 10 leitos de UTI ocupados. A lotação foi atingida nesta sexta-feira (04). Perto de Cornélio, em Santo Antônio da Platina, que chegou a 100% dos leitos ocupados esta semana, conseguiu aliviar a situação. Agora apenas 3 dos 10 leitos estão em uso.

LONDRINA

Os casos, embora controlados, também refletem um aumento da ocupação da UTI em Londrina. A cidade, principal referência no Norte do Paraná, está com mais de 80% de ocupação dos leitos. O único hospital com 100% dos leitos ocupados é o Hospital do Coração, que tem todos as 10 UTIs em uso. O HCor foi contratado pela prefeitura para uso dos leitos.

Com a lotação em Arapongas, Apucarana e Cornélio Procópio os pacientes dessas cidades devem ser encaminhados para os leitos em Londrina. O principal hospital é o Universitário, unidade do Estado, que atende ainda mais de 90 cidades da região.

PARANÁ

O estado registrou até agora 6,3 mil mortes por Covid-19 e tem 295 mil casos confirmados da doença desde o início da pandemia. Nesta semana o Governo do Paraná apertou as restrições e determinou toque de recolher para frear a onda crescente da pandemia.

Curitiba chegou a fechar bares e casas noturnas por 7 dias até que a situação fique novamente controlada. A capital ficou próxima de ter 100% dos leitos de UTI ocupados, quando atingiu 96% da lotação na semana passada. Atualmente a ocupação está em torno de 90%.

Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.

Sair da versão mobile