Saúde explica como vai funcionar cadastro para a vacina contra a Covid-19 em Londrina

Por Redação Deixe um comentário 2 min de leitura
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Foto: Divulgação / N.Com

Neste sábado (06) a prefeitura de Londrina organizou um evento teste de como será a vacinação em massa contra a Covid-19 na cidade, e explicou detalhes sobre o cadastro para receber as doses do imunizante.

O evento aconteceu na supercreche, no Centro. A organização avaliou os critérios para definir como os pacientes serão recebidos e os procedimentos adotados durante a vacinação – tal qual a organização de entrada, verificação do cadastro, medidas de distanciamento e higienização.

Segundo o secretário de Planejamento Marcelo Canhada, o cadastro é obrigatório – no entanto as doses serão disponibilizadas de acordo com o Plano Nacional de Imunização, que prevê que os idosos e pessoas com doenças associadas sejam prioridade na vacinação. “A vacina não é por ordem de cadastro, então não significa que você se cadastrou primeiro, será vacinado antes. O procedimento vai seguir o plano nacional”, reforçou Canhada.

Evento-teste foi voltado para os profissionais de clínicas e laboratórios - Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde
Evento-teste foi voltado para os profissionais de clínicas e laboratórios – Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde

 

O secretário Felippe Machado destacou ainda que, as doses serão aplicadas na medida que forem distribuídas pelo Governo Federal. Todos serão imunizados, de acordo com essa disponibilização e seguindo o critério de prioridade no PNI.

O evento-teste desde sábado foi voltado para a imunização de profissionais de saúde da rede privada, que fizeram o prévio cadastro no site da Secretaria Municipal de Saúde. Após o cadastro, a pessoa imprime um documento com um código QR Code que será validado no local de vacinação, com a apresentação de um documento de identificação com foto.

Ainda de acordo com Machado, os profissionais de saúde que pretendem se vacinar precisam estar ativos na profissão, já que o cadastro será comparado aos bancos de dados para confirmar a área de atuação, especificamente no caso dos profissionais de saúde. “Quem trabalha na área de saúde possui registros profissionais. Existem campos específicos no cadastro, que vão aparecer para serem obrigatoriamente preenchidos”. 

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