Um tamanduá-bandeira foi apreendido pela Polícia Ambiental na tarde de domingo (04) no Lago Cabrinha, na zona norte de Londrina. O animal, natural da fauna selvagem brasileira, estava perdido no local e foi visto por populares que passavam no entorno do lago, recém revitalizado.
Veterinários e biólogos acompanharam o resgate do tamanduá-bandeira fêmea. Segundo a equipe constatou, ela tem 35 quilos e estava saudável.
O animal corre risco de extinção e se alimenta de pequenos insetos, como formigas e cupins. Em sua passagem pelo Lago Cabrinha, o tamanduá destruiu vários formigueiros.
A presença de um tamanduá-bandeira é pouco comum na região de Londrina. Os biólogos tentam entender como o bicho chegou até a cidade, já que a região onde ele foi encontrado é densamente habitada.
Depois de ser avaliado, o tamanduá-bandeira de Londrina será solto no Parque Estadual do Cerrado, em Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais do Paraná. Segundo os biólogos, o local é adequado para a sobrevivência do animal, e conta com mata ideal para animais como ela.