LONDRINA, PR – A Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Londrina deu parecer contrário ao projeto de iniciativa popular que pede a revogação da revisão da Planta Genérica de Valores (PGV), que impactou no reajuste do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) na cidade.
A proposta do aumento do IPTU foi enviada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) e gerou polêmica. Manifestações foram realizadas, e até um abaixo assinado mobilizado para pedir a suspensão do aumento, que em alguns casos chegou a surpreendentes 500%.
Os três integrantes da comissão, Jairo Tamura (PR), Eduardo Tominaga (DEM) e Jamil Janene (PP) foram contra a proposta. Todos eles são vereadores da base do prefeito Belinati.
Tamura, por sua vez, justificou seu voto afirmando que sua decisão foi técnica e baseada em estudos que indicam que a revogação da revisão da PGV pode gerar desiquilíbrio financeiro nas contas da Prefeitura Municipal.
Apesar do parecer contrário da comissão, o projeto de iniciativa popular vai para votação. Antes, o texto deve passar por duas comissões: a de Política Urbana e Meio Ambiente e ainda a Comissão de Desenvolvimento Econômico.