A prefeitura de Maringá anunciou nesta quinta-feira (28) a data para o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais da cidade. Segundo a Secretaria de Educação, as atividades retornam em 28 de julho, conforme decreto assinado pelo prefeito Ulisses Maia.
O retorno das aulas será escalonada, com uma semana de aulas presenciais em meio período, e outra semana com atividades em casa, com a mediação dos professores.
A prefeitura informou que os pais ou responsáveis pelos alunos irão assinar um termo aceitando o formato escolhido.
Para se programar ao retorno dos estudantes, medidas de higiene e de distanciamento estão sendo tomadas para evitar que os números de infecções pelo novo coronavírus volte a crescer. A prefeitura disse que as escolas irão interditar os bebedouros com bicos e entregará garrafas de água a todos os alunos.
As refeições e intervalos serão feitos na sala de aula para evitar aglomeração.
Além da liberação das aulas presenciais, o decreto também prorroga as medidas adotadas no município. O documento entra em vigor às 05h de sexta-feira (23) e vale até às 23h59 de 02 de agosto.
VEJA COMO FICAM AS REGRAS:
- Restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, carrinhos de lanche, food trucks, lojas das praças de alimentação dos shoppings, padarias, sorveterias, lojas de açaí e similares funcionarão com limitação de 50% da capacidade, de segunda a domingo até as 22h
- Fica permitida a permanência de clientes nos estabelecimentos até as 22:30 horas para encerramento das contas.
Fica autorizado drive-thru até as 22h30 e delivery até as 23h, sendo proibida a colocação de mesas, cadeiras e/ ou banquetas nas calçadas, gramados e afins, obedecidas as normas de biossegurança - Pet shops, lojas agropecuárias e serviços de banho e tosa poderão funcionar das 8h às 19h, de segunda a sábado, com limitação de 50% de ocupação, sendo autorizado o delivery de medicamentos e rações aos domingos.