Apenas cinco metros. É o que falta para unificar o Brasil ao Paraguai pela segunda vez depois da Ponte da Amizade. A nova Ponte da Integração, que vai ligar Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco, está com 90% das obras concluídas. Um recorde para a engenharia brasileira, se considerada a magnitude da ponte e seus desafios sobre o Rio Paraná.
Embora o projeto fosse pensado desde 1992, foi só em 2019 no governo do presidente Jair Bolsonaro é que a proposta começou a sair do papel. Com serviços adiantados, o lado brasileiro da estrutura foi o primeiro a ser concluído. Agora falta apenas o lado paraguaio.
Na noite desta quarta-feira (10), a diretoria paraguaia de Itaipu divulgou um vídeo que registra a obra em timelapse. As imagens foram captadas do Porto Tres Fronteras, no Paraguay.
A previsão é que a nova ponte da Integração seja totalmente concluída até o final do ano. No entanto, a liberação do tráfego pode demorar um pouco mais, uma vez que é necessária ainda a finalização dos acessos às duas cabeceiras, e da estrutura de aduana.
Na segunda-feira (08), representantes dos dois países se reuniram na Cidade do Leste, no Paraguai, para discutir o avanço das obras. A previsão é que o trânsito de caminhões esteja liberada no novo acesso após o término da rodovia Perimetral Leste, e ainda a mudança de local do porto seco de Foz do Iguaçu.
O presidente Jair Bolsonaro vai estar presente na inauguração da ponte, e pretende fazer uma motociata cruzando os dois lados da estrutura.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!