A pesquisadora doutoranda da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Thammy Mottin descobriu uma floresta de fósseis de árvores com cerca de 290 milhões de anos em Ortigueira no Norte Pioneiro do Paraná, com 164 árvores da linhagem licófitas – plantas que não possuem flores, frutos ou sementes.
Segundo a pesquisadora, a posição que as árvores foram encontradas são mais comuns de serem achadas na América do Norte, e aqui na América do Sul foram registrados no Paraná em números muito inferiores.
Ela também informou que, segundo análises, a floresta ficava nas margens de um rio e acabou soterrada por conta de uma inundação com a água carregada de sedimentos.
Thammy disse que o soterramento aconteceu de maneira tão rápida que acabou deixando a floresta de maneira “intacta”. E aproveitou para reforçar a importância do local ser preservado e da necessidade da atuação de órgãos ambientais para a conservação.
“As árvores estão preservadas dentro da rocha da exata maneira em que viviam, ou seja, elas ainda guardam as características daquele ecossistema de cerca de 290 milhões de anos atrás”.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: https://t.me/portal24h