A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quarta-feira (16) o balanço da Operação Proclamação da República, que teve início na sexta-feira passada. Nas rodovias que cortam o Paraná, a PRF informou que registrou 109 acidentes, com 26 feridos e 8 mortos.
Nesse ano, a operação flagrou 360 motoristas ultrapassando em locais proibidos, e em 255 casos os condutores não usavam cinto de segurança. Ainda, 93 motoristas foram autuados por embriaguez, totalizando mais de 18 autuações por dia.
Conforme o balanço, 56 crianças não usavam cadeirinha ou estavam sendo transportadas irregularmente (no banco da frente). A PRF aplicou 2.952 multas e recolheu 226 veículos por irregularidades em blitzes nos postos de fiscalização.
Em comparação com o ano passado, o feriado de 2022 foi menos letal. Em 2021 foram 96 acidentes, com 67 feridos e doze mortos. Apesar do aumento dos acidentes, o que é um dado preocupante, parte das ocorrências não culminou em feridos ou foram de baixa gravidade.
A redução representa 66% no número de feridos e mais de 33% no número de mortes. Os dados são preliminares e podem sofrer mudanças.
Combate ao crime
Nos cinco dias de operação da PRF, mais de uma tonelada de maconha, 258 mil maços de cigarros contrabandeados e treze veículos roubados foram recuperados. 47 pessoas foram presas nas ações da polícia em todo o Paraná.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!