Uma operação da Polícia Federal (PF) de Londrina, apreendeu nesta quinta-feira (11) bens que estão relacionados a uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, avaliados em R$ 30 milhões. Entre os bens estão helicópteros, carros de luxo e imóveis de alto padrão.
Duas pessoas foram presas em Maringá e em Nova América da Colina, no Norte Pioneiro. A ação comandada no Paraná ocorreu também em cinco estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
De acordo com a corporação, os mandados fazem parte da Operação Helix. No total foram cumpridos 10 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão.
Segundo o delegado Daniel Martarelli da Costa, os alvos atuavam com o transporte e a venda de drogas que eram trazidas do Paraguai ao Brasil. Em território nacional, as drogas eram embarcadas nos portos de Santos, Paranaguá e Santa Catarina com destino à Europa.
Além dos bens apreendidos, a Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias relacionadas às pessoas e empresas envolvidas.
Investigações
Conforme a PF, as drogas eram transportadas de uma fazenda no Paraguai com destino ao Brasil, e em seguida embarcada nos portos brasileiros. As investigações tiveram apoio da Polícia Nacional do Paraguai. Mandados de prisão também foram cumpridos na fazenda.
Em São Paulo foram quatro pessoas presas, e uma no Mato Grosso do Sul.
Os investigados vão responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Operação
Em dois anos de Operação Helix, a PF já apreendeu 2,7 toneladas de cocaína, além de nove helicópteros e um caminhão que eram usados no transporte das drogas.
O nome da operação faz alusão ao modus operandi da quadrilha, que usava os helicópteros para trazer a droga ao território nacional, conforme a própria Polícia Federal.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!