Várias equipes da Polícia Militar (PM) estão posicionadas em ruas no Centro de Londrina para a fazer a segurança de um protesto organizado por grupos antifacismo neste domingo (07). A marcha foi organizada pelas redes sociais, e conforme apurou o 24Horas, havia risco de confrontos entre manifestantes e a PM, além da convocação de grupos extremistas para promover depredação.
Apesar das ameaças, o ato começou pacífico e teve concentração no Calçadão da Avenida Paraná. Os manifestantes reivindicam diretos para os negros e o fim do racismo. Eles também entoaram palavras de ordem pedindo a extinção da Polícia Militar.
Os policiais fizeram cordões de isolamento e revistaram mochilas de manifestantes. Em uma das ocasiões, os agentes encontraram arma branca e produto químico, e encaminharam o responsável para assinar termo circunstanciado.
Até as 16h31 o ato seguia pacífico, sem nenhum distúrbio. Nos últimos dias, protestos organizados por grupos denominados “antifa” terminaram em confronto nos grandes centros. Em Curitiba, os manifestantes promoveram quebra quebra na região do Centro Cívico, e depredaram pontos de ônibus, fachadas de empresas e queimaram uma bandeira do Brasil que estava hasteada no Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo no Paraná.
Mais cedo, um vídeo mostrou viaturas deixando a 4ªCia Independente, na Zona Norte, em direção ao Centro para prestar apoio na segurança da manifestação.
Assista:
A reportagem do 24Horas acompanha novas atualizações.