O ex-deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) deve ser um dos nomes que vão compor o novo secretariado do prefeito Marcelo Belinati, que iniciou seu segundo mandato em Londrina. O anúncio dos nomes da gestão 2021-2025 deve acontecer entre quinta (07) e sexta-feira (08), segundo fontes ouvidas pelo Portal 24Horas.
Alex Canziani foi um dos maiores apoiadores de Belinati e esteve presente durante toda a gestão na articulação política do prefeito. Tendo a filha, Luisa Canziani, como deputada federal, Belinati tem um aliado com força política e trânsito em Brasília, tão importante para a conquista de recursos federais.
A possibilidade é que o ex-deputado seja nomeado na presidência de uma das companhias. Os indícios apontam que ele deve ser presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), ou ainda ocupar o mesmo cargo na Companhia de Desenvolvimento (Codel) ou até mesmo no Instituto de Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).
Com grupo forte e com prestígio na área empresarial, as pastas teriam outro perfil de trabalho e a proposta é que haja eficiência no desenvolvimento de projetos.
Na Cohab, por exemplo, a pouca produtividade ganhou destaque na imprensa na última semana após dados sobre habitação popular serem divulgados. Nos quatro anos de trabalho, a companhia entregou apenas 19 casas populares – número inferior a de cidades com tamanho semelhante a Londrina, como Ribeirão Preto, que entregou mais de 9 mil casas no mesmo período.
CODEL E IPPUL
Além da Cohab, há a necessidade de nomes fortes também em outras pastas como na Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e o Instituto de Planejamento Urbano (IPPUL). Ambas as pastas possuem o perfil de Canziani e carecem de boa articulação política para o desenvolvimento de projetos, pois necessitam de recursos enviados pelas esferas superiores (governo estadual ou federal).
Outro cenário pode ser formado, com a hipótese de os três órgãos serem entregues grupo de Canziani; Mas como na política tudo muda, ainda não está nada oficializado. Até então, são somente rumores.