O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) deve deixar o partido atual e consagrar nesta terça-feira (13) sua filiação ao Podemos. Kajuru está imerso em polêmica após divulgar uma conversa entre ele e o presidente Jair Bolsonaro, na qual o chefe do executivo pede ao parlamentar que dê amplitude à CPI da Pandemia, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A conversa não trás nenhum ponto absurdo. O presidente ligou para Kajuru para pedir que ele a CPI também investigue outros políticos como governadores e prefeitos, acerca da destinação do dinheiro que deveria ser aplicado para combater à pandemia de coronavírus.
O diálogo, no entanto, foi usado pela oposição para afirmar que Bolsonaro estaria fazendo pressão nos parlamentares para influenciar politicamente a investigação. O próprio senador Jorge Kajuru deixou claro nas redes sociais que a ligação com Bolsonaro foi totalmente amigável.
Correligionários que participaram de uma reunião online onde estava também o líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias (Podemos-PR), informaram que Kajuru deve assinar hoje sua ficha de filiação no partido. A confirmação do ingresso de Kajuru aconteceu após ele ser convidado a “sair” do atual partido Cidadania, por conta divulgação da ligação.
Durante a reunião, Alvaro Dias teria recebido uma ligação do senador, que noticiou que ingressaria no partido. Jorge Kajuru confirmou a notícia logo em seguida ao site Congresso em Foco.
Antes, na tarde de segunda, já havia a confirmação de que Kajuru deixaria o Cidadania, que por sua vez emitiu uma nota oficial confirmando o pedido para a saída do senador da leganda.