Beto Richa anuncia futuro político nesta segunda-feira; governador deve concorrer ao Senado

Redação
24Horas Fundo

PARANÁ – O governador Beto Richa (PSDB) anuncia, nesta segunda-feira (26), seu futuro político. Ele deve renunciar ao cargo para concorrer a uma cadeira no Senado Federal. Quem assume é a vice-governadora Cida Borghetti (PP), provavelmente em 7 de abril.

A lei eleitoral prevê que, caso Richa queira ser candidato ao Senado, deve abandonar o governo até o próximo dia 7, quando faltarão seis meses para as eleições.

No fim de semana, o governador afirmou que “os partidos aliados delegaram a mim a coordenação dessa sucessão e eu preciso, até por satisfação a esses partidos, concluir essas conversas, anunciando na segunda se continuo no governo ou se saio para disputar as eleições”.

O deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) e Cida Borghetti, aliados de Richa nos últimos anos, já anunciaram pré-candidaturas ao governo do estado. O governador, no entanto, declarou que pretende manter a união do grupo. Segundo ele, “seria importante não só para ganhar as eleições, mas por governabilidade, manter o grupo unido. Então estamos conversando para definir o apoio no máximo até a próxima semana porque o prazo está acabando”.

Analistas apontam que cerca de 30 dos 54 deputados da Assembleia apoiam Cida. As alianças estão sendo articuladas com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, marido de Cida, que devve renunciar ao cargo para concorrer a uma vaga na Câmara Federal.

(Via Banda B)

Compartilhe
Sair da versão mobile