LONDRINA – Claramente remoendo uma mágoa que prevalece desde que era vereador, o atual deputado federal Émerson Petriv, o Boca Aberta, vem ensaiando uma disputa para a prefeitura de Londrina nas eleições 2020. A intenção é superar seus desafetos políticos, entre eles, o prefeito Marcelo Belinati.
Boca Aberta, que não é bobo nem nada, está chamando a atenção para si em Brasília, fazendo discursos inflamados e corriqueiramente, trajando figurino em homenagem ao time do Londrina Esporte Clube.
Paralelo a isso, Boca Aberta está aproveitando a boa fase para solidificar uma base eleitoral no Cinco Conjuntos, maior bairro de Londrina na Zona Norte da cidade. Por lá, ele já estabeleceu um escritório central, bem na Saul Elkind, coração do Cincão.
O escritório de Boca Aberta tem gente todos os dias, além de ser equipado com vários computadores e mesas de atendimento para receber a população da região, principalmente a norte, e ouvir suas demandas. Com isso, claro, vem o reconhecimento eleitoral esperado em 2020.
Por enquanto a maré está a favor de Boca Aberta. Se ele for esperto, continuará como principal personalidade política da região. O que o deputado precisa saber é o que falar, e como falar, para que em Brasília ele não amargue o mesmo destino que teve como vereador em Londrina: a cassação.
Se tiver jogo de cintura, Émerson Petriv pode prolongar sua estadia na Câmara dos Deputados e, quem sabe, virar prefeito da cidade. Isso se demonstrar autocontrole, inteligência e firmeza em seu mandato. Está na hora do nobre deputado esquecer os berros na tribuna, os ataques políticos, e focar em seu desenvolvimento pessoal, para não decepcionar seus eleitores.