LONDRINA – O deputado federal Boca Aberta (PROS) divulgou um vídeo onde exibe mais uma das suas ‘blitz da saúde’. Dessa vez, a ação que aconteceu no Hospital São Camilo, em Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina), gerou indignação da classe médica – uma vez, que um médico foi flagrado dormindo durante o plantão.
A gravação divulgada por Boca Aberta tem 25 minutos e já atingiu mais de 160 mil visualizações.
Nas imagens, o deputado parte da Zona Norte de Londrina, e por volta das 4h30 chega ao hospital. Acompanhado de assessores, ele é recebido por um enfermeiro e questiona onde estaria o médico de plantão. O enfermeiro diz que o médico está no quarto. Na sequência o deputado abre a porta da dependência e o acorda.
– O senhor é pago para dormir? – questiona Boca Aberta.
– Estou no meu direito – retruca o médico, que deixa de responder o deputado.
Boca Aberta, então, chama uma viatura da Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrências do caso.
A ação de Boca Aberta indignou o sindicato que representa os médicos na região de Londrina. O presidente do Sindmed, Alberto Toshio Oba, classificou a conduta do deputado como ‘midiática e populista’.
– Não só uma agressão contra o médico, mas contra toda à classe. O deputado faz isso para angariar votos e joga a culpa em cima do médico pelo caos na saúde pública. – reforçou.
O Sindmed diz que, mesmo de plantão, o médico tem direito a repousar, e justifica que o descanso não ocorre enquanto o atendimento estiver com a demanda alta. Ainda conforme o sindicato, há permissão legal para a necessidade do intervalo, quando a jornada for acima de seis horas. Nas imagens divulgadas pelo deputado, a sala de espera do hospital aparece vazia, e apenas alguns pacientes chegam no final da gravação.
O sindicato estuda, junto a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), ingressar com uma ação na Corregedoria da Câmara dos Deputados, em Brasília. O profissional que aparece nas imagens divulgadas por Boca Aberta também contratou um advogado para cuidar do processo.
POSIÇÃO DO DEPUTADO
Em contato com o 24Horas, Boca Aberta disse que as críticas do sindicato são vagas. “Não é de mim que eles precisam explicação. É eles que precisam se explicar e pedir desculpas ao povo pelas declarações. Não quero mídia, nem estou preocupado com isso, porque a eleição foi ano passado. Vou continuar denunciando sim.”
O deputado ainda relata que, o cargo federal lhe dá autonomia e imunidade para entrar em qualquer local público e fiscalizar a atuação dos servidores.
Boca Aberta ainda desafia o sindicato a apresentar a lei que autoriza o servidor a dormir durante a jornada.
VEJA O VÍDEO: