O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou na manifestação que reuniu pouco mais de 150 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, na manhã deste feriado de 7 de setembro em Brasília. Em seu discurso, o presidente inflou o público presente e fez ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Apesar do público consideravelmente menor em Brasília, Bolsonaro conta ainda com dois outros grandes protestos no Rio de Janeiro e em São Paulo, cujo as estimativas de adesão ainda não foram divulgadas.
Durante seu discurso em Brasília, Bolsonaro direcionou críticas ao STF e sem citar nomes, mencionou que “uma pessoa específica da região dos Três Poderes continue barbarizando nossa população”, sem citar nominalmente nenhum dos ministros do Supremo.
O presidente afirmou ainda que, caso não haja medidas para impedir o que considera “abusos”, este Poder “vai sofrer aquilo que não queremos”, mais uma vez sem citar o Supremo.
“Não podemos aceitar mais prisões políticas no nosso Brasil. Ou o chefe desse poder enquadra o seu ou esse poder vai sofrer aquilo que não queremos. Porque nós valorizamos, reconhecemos e sabemos o valor de cada Poder da República.”
Com CNN Brasil e BBC