Nesta quinta feira, 24 de outubro, o parlamentar Evair Vieira de Melo (PP-ES) apresentou na Camara dos Deputados um pedido de investigação sobre o acidente do presidente à Procuradoria Geral da República (PGR) e à Polícia Federal (PF). Segundo o parlamentar, “A falta de clareza nas versões apresentadas sobre o acidente gerou questionamento sobre o real estado de saúde do chefe do Executivo e a integridade das informações transmitidas à população”.
O acidente
No último sábado, 19 de outubro, o presidente Lula sofreu um acidente no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília. Segundo a assessoria, ele estaria cortando as unhas do pé quando escorregou, caiu e bateu a cabeça no chão.
A queda resultou em um hematoma no cérebro, o petista foi levado ao Hospital Sírio Libanês onde recebeu atendimento medico e precisou de cinco pontos no local do ferimento. O incidente impediu Lula de viajar para participar da 16° Cúpula do Brics, que acontece na Rússia.
Pedido de investigação
“A primeira versão do governo informou que o presidente escorregou, porém, surgiram relatos divergentes sobre o ocorrido, incluindo que um dos pés do banco teria quebrado levando à queda,” relatou Evair de Melo.
No documento enviado pelo deputado que solicitou a investigação do acidente de Lula, ele destaca a importância de transparência quando há uso de dinheiro publico, especialmente quando envolve autoridades de alto escalão como o chefe do Executivo.
Para o deputado, a suposta ocultação dos fatos é totalmente prejudicial para a confiança da população. “A clareza é fundamental para manter a confiança publica. Qualquer duvida ou omissão deve ser investigada para que possamos garantir a verdade” esclarece o parlamentar.