LONDRINA – O cenário eleitoral começa a ser desenhado em Londrina para 2020. A cidade ganhou mais um nome de peso na representatividade da região em Brasília. Trata-se do deputado federal Diego Garcia (Podemos), que pode ser um nome forte para prefeito.
Garcia mudou seu domicílio eleitoral para a cidade e tem defendido pautas de relevância não só para a região de Londrina, mas como para todo o Paraná. O deputado é articulado e tem um ótimo relacionamento com os demais deputados e outras autoridades. O partido dele, inclusive, é integrado também pelo senador Alvaro Dias, que é natural de Londrina.
Em conversa com o 24Horas, o deputado destacou a importância e relevância de Londrina no cenário econômico regional, estadual e até nacional. Para o deputado, a cidade poderia ser contemplada com grandes obras de -infraestrutura, como o Arco Norte (projeto que prevê construção de nova rodovia e aeroporto de cargas integrando o norte paranaense), bem como realizar investimentos de qualidade na ampliação do acesso à educação e saúde pública – pautas cujo Diego Garcia também tem grande participação.
O deputado, porém, ainda não comenta a possibilidade de uma candidatura à prefeito. Mas em setores da política, seu nome já é ventilado como uma alternativa viável. A cidade ainda não tem definido um cenário para a prefeitura, e a única certeza é a candidatura à reeleição de Marcelo Belinati (PP), que tenta retomar o cronograma de obras no município, e consequentemente ganhar simpatia da população, mas os números de popularidade dele até o momento tiveram uma evolução tímida.
Há ainda os ex-deputados Luiz Carlos Hauly e Alex Canziani, que da mesma forma, tentam garantir o apreço do londrinense, que nos últimos tempos, questiona a atuação política dos ex-representantes. Garcia surge, então, como uma via eleitoral possível, já que é um nome novo e possui a credibilidade necessária.
Apesar da possibilidade de concorrer no pleito de 2020, Garcia não tem inimizade com os possíveis adversários e nutre com todos bom relacionamento e conversas amigáveis, além de ser visto com bons olhos pelo empresariado e sociedade civil organizada. Um passo importante para seus objetivos.
COMISSÕES
Em Brasília, o deputado federal preside comissões importantes, como a que discute o fim do Foro Privilegiado, defendido por ele. Garcia também é membro das comissões de Seguridade Social e Família, Educação, Cultura, Direitos Humanos, comissão especial do Estatuto da Família e a comissão sobre a demarcação de terras indígenas.