A principal obra estrutural de Londrina, sem dúvida, é a duplicação da PR-445. O projeto é extremamente crucial para possibilitar o tão sonhado desenvolvimento industrial da cidade, que possui apenas estradas simples ligando até os grandes centros.
O investimento de R$ 93,4 milhões é do Governo Estadual. Em seus prós a obra atrairá mais investimento para Londrina, que por outro lado, trabalha para tirar do papel sua Cidade Industrial, na Zona Norte.
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Conforme o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR) a duplicação até o distrito de Irerê, na Zona Sul de Londrina, deve ser entregue até dezembro. Paralelo a isso, caminha a elaboração do projeto de duplicação da rodovia até Mauá da Serra, 50 km à frente.
Isso possibilitará a ligação por rodovia duplicada até Curitiba, uma vez que a BR-376 também está passando por obras de duplicação.
PEDÁGIO
Como fator negativo, a rodovia deve ter pedágio. O governo prepara a licitação para a concessão de rodovias no Paraná, e a PR-445 está no pacote das estradas que serão pedagiadas. Ainda não há uma definição exata de quando a duplicação completa da PR-445 será concluída.
O projeto, em execução no governo de Ratinho Junior, é fruto ainda da gestão de Beto Richa, que já havia duplicado o trecho urbano da rodovia até saída de Londrina para Curitiba.