Veículos oficiais do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foram usados para fazer campanha para Flávia Arruda, que concorre as eleições ao Senado em Brasília.
Documentos e fotografias obtidos pela reportagem revelam que, no dia 13 de setembro, pelo menos seis viaturas foram mobilizadas para levar participantes a uma confraternização dos Bombeiros Amigos, em uma chácara no Incra 9, em Brazlâdia.
Arruda discursou no evento e pediu votos:
Um relatório assinado pelo Capitão Carlos Fernandes detalhou a mobilização das viaturas, que partiram de Gama e Ceilândia levando bombeiros aposentados para a tal confraternização. Flávia Arruda disse no discurso que havia passado ali ‘apenas para dar um abraço’.
Veja o documento:
Ela discursou ao lado do subcomandante-geral do CBMDF, Coronl Élcio Alves Barbosa, que foi conveniente com o uso da estrutura da corporação em favor da candidata.
O caso vai contra a regra do Tribunal Superior Eleitoral sobre abuso de poder econômico e político, que é quando políticos usam da coisa pública para obter vantagens.
As imagens mostram ainda cabos eleitorais – alguns usando camisetas com o CNPJ da candidatura de Arruda. Era um verdadeiro comício disfarçado de confraternização.
Flávia Arruda foi procurada para comentar o episódio, mas a reportagem não conseguiu contato com a coordenação da campanha dela.