CURITIBA, PR – A governador Cida Borghetti (PP), candidata à reeleição, anunciou nesta quinta-feira (04) a intervenção no pedágio das rodovias paranaenses. A medida se baseia nas investigações da operação integração, da Lava Jato, e nas denúncias de corrupção no Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Dois coronéis da reserva da Polícia Militar devem ser nomeados interventores. O ato da governadora, porém, não irão reduzir as tarifas. Os valores só serão alterados, caso haja decisão judicial favorável à redução.
Há alguns dias, Cida solicitou à Procuradoria Geral do Estado que movesse ação contra as concessionárias pedindo redução de tarifas. A suspeita dos investigadores é que os aditivos e degraus aplicados pelas concessionárias tenham sido direcionados ao pagamento de propina a agentes públicos.
ELEIÇÕES
A movimentação de Cida também tem motivos eleitorais, uma vez que de acordo com as pesquisas de intenção de voto, nem haveria segundo turno no Paraná. A decisão lembra a atitude do ex-governador Jaime Lerner em 1998, que na época reduziu unilateralmente as tarifas de pedágio e acabou ganhando a reeleição. As concessionárias foram à Justiça e conseguiram reduzir pela metade o investimento em obras de melhorias nas estradas.